terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dilma na abertura do Ano Judiciário


A presidenta Dilma Rousseff compareceu, nesta terça-feira (1/2), à cerimônia de abertura do ano judiciário no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Coube ao presidente do STF, ministro Cezar Peluso, o discurso oficial no qual promoveu um balanço das atividades do Poder Judiciário brasileiro e do pedido para que se edite mais um pacto republicano, que tem por eixo assegurar um judiciário mais célere.

Na companhia do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a presidenta Dilma chegou à sede do Supremo, na Praça dos Três Poderes, trocou breves palavras com o ministro do STF Marco Aurélio de Mello e seguiu para o gabinete do presidente Peluso. Após alguns minutos, Dilma e Peluso se deslocaram até a sala contígua ao plenário.

O presidente do Supremo proferiu discurso no qual apresentou a radiografia do Judiciário nos últimos anos. Ele lembrou que por determinação do ex-presidente do STF Maurício Corrêa, em 2004, ficou estabelecido a cada ano, sempre no mês de fevereiro, o ato de abertura dos trabalhos do Judiciário. Peluso disse que no ano passado os magistrados brasileiros julgaram 14 milhões de processos. Em sete tribunais, segundo informou, os magistrados julgaram todo o estoque de ações.



Peluso destacou também que em 2010 o Poder Judiciário recuperou R$ 19,3 bilhões aos cofres públicos e explicou que alguns procedimentos adotados com o objetivo de tornar a máquina mais ágil permitiram a redução de processos distribuídos para os ministros daquela Corte Suprema. Um dos exemplos foi a introdução do procedimento eletrônico.

No discurso, o presidente do STF elencou a importância de aprovar a lei que alterou o código de processo e apontou projetos que tramitam no Congresso Nacional que podem ajudar na melhora da prestação do serviço do Judiciário brasileiro. Após o discurso, o ministro Peluso encerrou a cerimônia oficial.

Fonte: Blog do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário